17
set

Cabeças em Expansão.

O artista plástico e escritor canadense Douglas Coupland está sempre desenvolvendo trabalhos a várias mãos em museus e escolas de arte. Foi assim há cerca de seis anos, quando distribuiu chicletes para que 40 mil estudantes canadenses construíssem uma torre com as gomas de mascar.

Daí veio a ideia para Gumhead (Cabeça de Chiclete), escultura gigantesca de sua própria cabeça que ele pede ao público que cubra de chicletes.

A primeira versão da obra foi exposta em maio, no Canadá, e o resultado surpreendeu Coupland, que a princípio esperava que ficasse interessante, mas não bonito. Segundo ele, antes das interferências a escultura parecia o Lênin. Confesso que tive a mesma impressão à primeira vista. O autor ainda destacou a criatividade do público, que coloriu os olhos e adicionou sobrancelhas.

Agora Gumhead está no Brasil e integra a mostra Ciclo, no CCBB de São Paulo. Perguntado sobre como espera que os brasileiros reajam à obra, o artista diz: “Tudo o que você pretende conseguir por meio da arte é expandir a noção do expectador do que é possível.”

É aguardar para ver a contribuição brasileira.

14247400

Escultura em bronze ainda com pouca interação do público.

gumhead-grid-7-tiff

E depois de sofrer maior intervenção.

Veja também

Comentários